Totais e Sub-Totais

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

TotalSubTotal1.PNG

Apresentação de dados em forma de gráficos de tabela ou gráficos do tipo Pivot são deveras interessantes para detalhamento de informações apresentadas ao usuário. Embora adicionar totais e sub-totais seja uma tarefa excepcionalmente simples, trabalhar com percentuais sobre o total e sobre grupos pode não ser tão elementar para todos os usuários. No exemplo da figura ao lado é possível notar o somatório de vendas por país e em seguida cidade, totalizando cada venda por cidade seguido de país e um total geral.

Além dos valores absolutos exitem também valores relativos nas colunas seguintes, distribuindo a participação percentual das vendas por cidade e país. Ou seja, se o usuário precisa saber qual foi a participação percentual nas vendas ao longo de todas as cidades poderá olhar a coluna Participação %, enquanto se precisar saber dentro de um país qual foi a participação das cidades, então poderá olhar a coluna Participação % por País.

É fácil notar que as colunas percentuais estão atuando sobre todas as linhas na coluna Participação % enquanto a coluna seguinte atua em grupos de linhas dentro de cada país. Por isso a coluna Participação % por País possui subtotais em 100%, enquanto a coluna anterior refere-se a todas as vendas. Para alcançar esse resultado é necessário fazer uso da instrução TOTAL quando estiver realizando a operação sobre o resultado total.

Para simular a tabela presentada ao lado é possível carregar o fragmento de script a seguir que emula uma carga de dados referente a vendas por países e cidades. Se você é novo no QlikView certifique-se de abrir um novo projeto e acessar o editor de scripts pressionando as teclas CTRL + E.

Sales:
LOAD * INLINE [
Country, City, Sales
USA, San Diego, 24567
USA, Dallas, 54962
USA, New York, 67013
USA, Boston, 45824
UK, London, 64002
UK, Birmingham, 44291
UK, Manchester, 40320
Germany, Berlin, 52912
Germany, Frankfurt, 61832
Germany, Munich, 35812
Japan, Tokyo, 42137
Japan, Yokohama, 55832
Japan, Osaka, 37643
];

Após salvar o documento e realizar a carga dos dados acima pressionando as teclas CTRL + R, retorne a interface geral do painel para criar a tabela com os percentuais de distribuição de vendas para cada cidade e país.

Criando o Gráfico de Tabelas

NewPivotTable1.png

A primeira informação a ser repassada é que no QlikView existem três tipos de objetos que são apresentados em linhas e colunas no formato de tabelas. O primeiro deles, acessado diretamente a partir do menu de atalho Novo Object de Pasta é chamado de Tabela e responde por uma estrutura semelhante a do Excel, com linhas e colunas. No entanto, este elemento não permite adicionar colunas calculadas e por isso existem outros dois objetos que podem ser utilizados para este propósito.

As duas tabelas seguintes são considerados gráficos e são inseridos pelo mesmo mecanismo da inserção de qualquer outro gráfico. Com um clique com o botão da direita na área vazia do dashboard, basta escolher Novo Objeto de Pasta e em seguida, Gráfico. Selecione o objeto de Pivot sinalizado ao lado.

Após escolher o tipo de gráfico e avançar para a tela seguinte do assistente de criação de tabelas, será apresentada a janela de seleção das dimensões. Em tabelas do tipo Pivot as dimensões são todos os campos que não são calculados. Neste caso, adicione País e Cidade, respectivamente (Country e City) na relação de dimensões utilizadas. Em seguida, clique no botão Avançar. Utilizando os passos seguintes configure as três expressões do gráfico de tabelas do tipo Pivot:


1. Adicione a primeira expressão com a fórmula =Sum(Sales). Após acionar o botão Ok, aproveite para alterar o Rótulo para Vendas.

2. Clique no botão Adicionar (Add) e insira uma nova expressão contendo =Sum(Sales) / Sum(TOTAL Sales) como fórmula.

A palavra TOTAL dentro da operação de soma indica para o QlikView que o campo Sales deve
ser somado independente das dimensões. Logo, todos os valores serão retornados. Ou seja, será 
o somatório de todas as vendas. Assim, a operação realizada é a soma das vendas pela dimensão 
dividido pelo total de vendas geral.

3. Após incluir a segunda expressão aproveite para alterar o Rótulo para Participação %.

4. Inclua mais uma expressão contendo a fórmula =Sum(Sales) / Sum(Total <Country> Sales).

Esta instrução utiliza a palavra reservada TOTAL tal como na expressão anterior, mas dessa vez informa para qual o somatório deve ser feito. Neste caso, País (Country). Ou seja, o somatório de vendas por país ignorando as dimensões adicionadas ao gráfico. Por isso, a fórmula em si é representada pela soma das vendas pelas dimensões dividido pela soma de vendas pelo campo Country (País).

5. Altere o Rótulo da recém inserida dimensão para =Sum(Sales) / Sum(Total <Country> Sales).


Feche o assistente de criação de gráfico de tabelas do tipo Pivot e retorne ao painel. Já será possível constatar os cálculos executados, porém as formatações podem ser melhoradas. Por isso, com o botão da direita sobre a tabela escolha Propriedades. Em seguida, faça os seguintes ajustes:

  • Na guia Apresentação marque a opção Subtotais na Parte Inferior.
  • Na mesma guia, clique no campo Country (País) e marque a opção Mostrar Subtotais.
  • Repita o processo do passo anterior para o campo City.
  • Avance até a guia Número e formate o estilo da apresentação numérica de acordo com o seguinte:
- Para o campo Vendas, estilo Moeda.
- Para os campos Participação % e Participação % por País, estilo Fixo com 2 Decimais.
- Para estes dois últimos campos, assinale a opção Mostrar em Porcentagem (%).

Agora fica mais claro visualizar o total de vendas e o percentual tanto total quanto por país em cada uma das colunas. Calcular o subtotal por país foi possível pelo uso da instrução TOTAL que instrui ao QlikView ignorar as dimensões do gráfico atual, enquanto ao mesmo tempo foi utilizado <Country> para que o resultado fosse calculado por país sem levar em consideração as cidades.

Outros Assuntos





Envelope01.jpg
Não encontrou o que procurava? Fale conosco!
Mail Us



Índice de Artigos | Página Principal