Segurança

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa
QlikCiclesPicture.PNG
QlikView Security 01.jpg

Segurança, Administração e Níveis de Acesso
Security and Admin
Nesta seção são apresentados os conceitos para integrar o QlikSense e QlikView com serviços de autenticação
através de recursos como LDAP ou Active Directory, além de permissões e segurança para acesso aos dados.




QlikViewLogo1.jpg WhiteImage01.png QlikSenseLogo01.png WhiteImage01.png
Segurança no QlikView Governança no Qlik Sense


Conceitos Importantes

Antes de mergulhar nas configurações dos consoles de administração do QlikView ou QlikSense, é importante conhecer a terminologia e alguns conceitos amplamente utilizados quando tratando de questões vinculadas a segurança e níveis de acesso. Os termos a seguir devem ser compreendidos para facilitar o entendimento das configurações mencionadas nessa seção.

  • Autenticação: Refere-se a capacidade do sistema garantir que o usuário que deseja ter acesso a um recurso do QlikView ou QlikSense é de fato quem ele diz ser. Tipicamente os modelos de autenticação solicitam um usuário e uma senha informados no momento do acesso. A lista (ou base de usuários) pode estar armazenada em um serviço de diretórios como LDAP ou Microsoft Active Directory, além ainda de tabelas em sistemas legados. A autenticação não habilita acesso aos painéis ou recursos em si, pois isso é definido pela autorização, mas garante que apenas pessoas conhecidas possam vir a ter permissões associadas.
  • Autorização: Determina as capacidades que cada usuário previamente autenticado terá dentro da solução QlikView ou QlikSense. A autorização por vezes é chamada de permissão, caracterizada pela capacidade do usuário de interagir com painéis, relatórios e administração distribuída. Apenas usuários autenticados podem ter autorizações em vigor. Ou seja, a autenticação ocorre antes da autorização. Nenhuma "permissão" será concedida ou rejeitada a um usuário que não conseguiu uma credencial por meio de autenticação.
  • Diretório de Usuários (LDAP ou AD): São serviços de rede que armazenam informações sobre usuários, computadores e outros dispositivos (tal como impressoras) para auxiliar os administradores de rede a gerenciar a organização como um todo, a partir de um único ponto de controle, facilitando o compartilhanmento de recursos e colaboração entre os usuários. Quando usuários tentam acesso aos seus computadores pessoais em uma rede configurada com um serviço de diretórios, o processo de autenticação garante que a pessoa tentando acesso é realmente quem diz ser.





Página Principal