Procedimento Básico de Instalação

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa

Processo de Instalação do QlikView Server

O processo a seguir corresponde a instalação do QlikView Server Enterprise, Extranet, IAS (Internet Access Server) ou Test Server. Antes que possa ser executado, é importante conferir se os requisitos de software foram atendidos. Igualmente importante, tenha em mãos o arquivo de instalação (setup) correspondente a versão que deseja instalar, podendo ser 32 ou 64 bits dependendo da plataforma Windows disponível. A lista dos instaladores pode ser obtida no portal da TOCCATO na Internet. Maiores informações sobre a plataforma 32bits, 64bits e Windows 8 ou 2012 podem ser consultadas aqui.

Atividades Preparatórias

  1. Identifique a versão do sistema operacional em uso e obtenha o instalador correspondente. Existem instaladores diferentes para Windows Server 2008R2 ou inferior, 32 ou 64 bits. Igualmente, existe um instalador separado para Windows 8 ou Windows 2012.
  2. Assegure-se de ter um usuário com privilégios administrativos para efetuar o log-on no Windows Server, seja lá que versão for. Caso não tenha privilégios administrativos, certifique-se de ter permissões de instalação de software.
  3. Faça o download do .NET Framework 3.5 ou superior (preferencialmente 4.0) para instalação antes do setup do QlikView Server. Alternativamente, o próprio setup pode tentar efetuar a instalação caso o arquivo não esteja localmente disponível.
  4. Peça ao administrador da rede que crie uma conta de serviço para o QlikView com privilégios de administração local ou com permissões de logar como serviço. Esta conta será informada durante o processo de instalação.
  5. Esteja certo de ter espaço suficiente em disco para instalação do software. Espaço adicional será necessário para cada projeto (QlikView Document) a ser disponibilizado aos usuários. Por padrão, a unidade C:\ é escolhida como destino pelo instalador.

Iniciando os Procedimentos de Instalação

1. Autentique-se utilizando um usuário com privilégios de instalação ou como administrador local.

LogOnProcess.png

2. Localize o instalador do .NET Framework e execute-o. Caso contrário, o QlikView informará da necessidade de instalação do .NET na primeira janela.

QV - Installation Process - Image 01.png

3. Uma vez concluído o processo de instalação do .NET Framework, localize o arquivo de instalação do QlikView para sua plataforma. A relação dos arquivos disponíveis dependendo da plataforma Windows em uso pode ser consultada aqui. Neste exemplo foi utilizado um sistema operacional Windows Server 2008R2 Data Center (64 bits).

QV - Installation Process - Image 03.png

  Nota: Certifique-se de fazer o download da versão mais atual do instalador, uma vez que a Qlik fornece atualizações recorrentes que alteram
        a build do QlikView. No momento da elaboração deste artigo, a versão mais atual do QlikView Server para Windows 2008R2 ou inferior foi SR10.

4. Quando a tela de boas vindas for apresentada, basta clicar no botão Próximo (Next) para dar início ao procedimento de instalação.

QV - Installation Process - Image 04.png

5. Na janela seguinte, informe a região onde o produto será utilizado. A seleção da localidade não interfere no idioma do produto instalado, nem tão pouco na interface do Access Point ou do idioma do QMC (QlikView Management Console). Uma vez escolhida a região, acione o botão Próximo.

QV - Installation Process - Image 05.png

6. Para instalação do software é necessário ler e aceitar os termos de licenciamento que são apresentados no passo a seguir. Ao assinalar a opção I accept the terms in the license agreement é possível avançar com o procedimento acionando o botão Próximo. Doutra forma, o setup é abandonado.

QV - Installation Process - Image 06.png

7. No passo seguinte o programa de instalação solicita as informações do comprador, incluindo o nome do usuário responsável pela aquisição e o nome da instituição. Estas informações não alteram o processo de licenciamento. Após entrar com os dados, basta avançar clicando no botão Próximo.

QV - Installation Process - Image 07.png

8. Na janela a seguir o programa de instalação (setup) permite escolher a unidade e diretório de destino para o QlikView Server. Por padrão, o instalador automaticamente seleciona o caminho C:\Program Files\QlikView. Clicando no botão Alterar (Change) é possível informar uma outra unidade e pasta para o instalador. No exemplo em questão o caminho não foi modificado o botão Próximo foi acionado nas configurações padrão.

QV - Installation Process - Image 08.png

9. O QlikView é composto de diferentes serviços instalados sobre a plataforma Windows Server. Adicionalmente, o mesmo arquivo de instalação é utilizado para qualquer uma das versões Enterprise, Small Business, Extranet Server, IAS ou Test Server. O que diferencia um servidor do outro é o licenciamento e isso também é realidade para a instalação do Publisher Server. Ou seja, na janela a seguir são selecionados os serviços que devem estar disponíveis, incluindo o próprio QlikView Server, o Access Point (através do item WebServer), o Publisher Server (Reload/Distribution Engine) e/ou o QMC (QlikView Management Console). Consulte aqui a relação dos serviços instalados durante o programa setup.

QV - Installation Process - Image 09.png

Resumo das Opções:

  • QlikView Server: Instala o serviço do QlikView que corresponde ao engine de carga de dados em memória.
  • WebServer: Instala o serviço Web responsável pelo Access Point e pelo acesso dos usuários via HTTP. Pode ser instalado em um servidor separado.
  • Reload/Distribuion Engine: Instala o serviço do Publisher Server.
  • Management Console: Instala o serviço do gerenciador do QlikView (QMC).
  Nota: Para selecionar individualmente os itens a serem instalados, a opção Custom installation, select profiles deve ser selecionada.

10. O programa setup instala os serviços do QlikView sob um contexto de segurança. Ou seja, um serviço no sistema operacional é acionado automaticamente independente da ação de um usuário ou administrador. Porém, para ser executado é preciso que um usuário de serviço proceda com a autenticação, doutra forma o serviço não será iniciado. No ambiente Windows Server é possível informar uma conta de domínio, uma conta local ou uma conta interna do sistema operacional denominada Local System Account. No exemplo a seguir a conta QlickViewAdmin foi criada pela equipe de administração do ambiente para fins de execução do serviço.

QV - Installation Process - Image 10.png

  Nota: Quando proceder com a instalação, esteja certo de selecionar o domínio adequado na opção Domain or server como também o nome
        da conta de serviço criada para o QlikView na opção User name. Não utilize as credenciais informadas aqui pois são meramente exemplos do
        procedimento a ser seguido.

11. Uma vez que tenha sido possível informar o domínio e a conta de serviço no passo anterior, é momento de informar a senha que será utilizada pelos serviços para iniciar as suas respectivas tarefas. Por isso, entre com a senha no campo Password e clique no botão Próximo (Next).

QV - Installation Process - Image 11.png

  Nota:: Em alguns ambientes é possível que a relação de domínios não seja apresentada quando o botão browse...' é acionado. Isso se deve a uma restrição 
        imposta pela equipe de administração do Windows Server. Caso isso ocorra, selecione a opção I want to specify the account to be used for the services later
        para que o QlikView seja instalado sob o cotexto de segurança Local System Account do sistema operacional.

12. Após finalizar as escolhas dos componentes e da conta de serviço, o programa de instalação apresenta a tela final de seleções onde ainda é possível retornar para ajustar parâmetros que se deseja corrigir. Para dar sequência ao procedimento, bata acionar o botão Próximo.

QV - Installation Process - Image 12.png

13. Quando o processo de cópia dos arquivos do software é iniciado, a janela seguinte é apresentada.

QV - Installation Process - Image 13.png

14. Ao concluir o processo de cópia e instalação dos componentes escolhidos durante o setup, a seguinte janela é apresentada.

QV - Installation Process - Image 14.png

15. Embora opcional, é recomendável que o arquivo de Log seja visualizado para aferir se todos os itens foram instalados devidamente como previstos. O arquivo de Log da instalação pode ser automaticamente aberto selecionando o check-box Show the Windows Installer log na janela da imagem anterior. Quando marcado, um arquivo semelhante a imagem seguinte é exibido.

QV - Installation Process - Image 15.png

Atividades Pós Instalação

Para confirmar que os itens selecionados foram instalados e iniciados adequadamente, é preciso abrir o Server Manager do Windows Server para visualizar a lista de serviços. Cada um deles deve estar com o status de Iniciado (Started), conforme imagem a seguir. Caso o serviço esteja sem informação de Status significa que estão parados e devem ser iniciados com o botão da direita do mouse.

QV - Installation Process - Image 16.png

Concluir a instalação é apenas uma das atividades referentes a disponibilização dos painéis para acesso dos usuários via navegador (browser). Para tornar o ambiente produtivo é preciso licenciar a plataforma QlikView conforme instruções contidas aqui. Aós licenciar os serviços adquiridos, é possível acessar o Access Point através do endereço localhost/QlikView acessível de qualquer navegador compatível com HTML 5.0.

  Nota: Caso você utilize o navegador Safari é preciso habilitar o recurso de gravação de Cookies, doutra forma os painéis publicados não estarão acessíveis
        por este navegador. Para instruções de como habilitar o recurso consulte o site do fabricante.

Voltar | Página Principal