Personalizando Mostrador Speedometro

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Gauges 1.PNG

Mostradores são recursos visuais atraentes utilizados em geral para acompanhamento de metas ou limites. São criados como qualquer outro gráfico, mas possuem uma característica singular de não incluir dimensões. Existem 7 diferentes estilos para mostradores no QlikView, alterados a partir da guia Estilo do respectivo gráfico. Este artigo apresenta algumas melhorias visuais para alcançar os aspectos dos exemplos ao lado que, por padrão, não são assim exibidos.

Gráficos do tipo mostradores trabalham com no mínimo uma expressão destinada a movimentar o ponteiro (neste exemplo) na evolução indicada resultante do cálculo sugerido. Adicionalmente, todo mostrador necessita de um limite máximo até onde o gráfico poderá movimentar o indicador. Este limite pode ser arbitrado ou poderá ser resultante de uma expressão calculada para esse fim. No exemplo a ser apresentado nesta seção o ponteiro será movimentado a partir de uma fórmula que calcula a taxa média de acidentes por cidade. O limite máximo que poderá chegar o valor da seta será 100%.

Uma vez que o mostrador visa apresentar metas ou limites gerais, dimensões não são permitidas nem necessárias, mas se adicionadas por acidente não afetam o resultado do indicador. Ou seja, não serão calculados valores a partir de dimensões que forem incluídas proposital ou acidentalmente. Para criar indicadores com efeito apenas para determinados conjuntos de dados é possível utilizar o recurso de Set Analysis.

Nos exemplos ao lado os mostradores foram compostos com outros objetos do QlikView, tanto para apresentar os valores percentuais quanto os textos ao lado de cada gráfico. Objetos do tipo Texto calculam os resultados igualmente obtidos dentro dos marcadores para uma visão mais detalhada e apropriada ao usuário. Descrições adicionais informam do que se trata cada mostrador enquanto as cores indicam os limites aceitáveis.

Para criar um gráfico do tipo mostrador basta um clique com o botão da direita na área vazia de qualquer pasta de um projeto QlikView, escolhendo no atalho o comando Novo Objeto de PastaGráfico. Na janela Geral basta escolher o 5º tipo de gráfico e acionar o botão Avançar para apresentar a janela de Dimensões. Como mencionado, gráficos do tipo mostradores não utilizam dimensões, por isso o botão Avançar é novamente acionado.

Quando a janela de expressões é exibida, a fórmula correspondente a posição do ponteiro é inserida, ficando pendente apenas o limite máximo do mostrador que deve ser configurado na guia Apresentação por meio do parâmetro Máximo. Em linhas gerais, este passo conclui a criação do mostrador. Para criar um exemplo tal como o apresentado ao lado, utilize o seguinte fragmento de script:

LOAD * INLINE [
Cidade, Acidentes
São Paulo, 95%
Rio de Janeiro, 87%
Florianópolis, 67%
Brasília, 89% ];

Configurando Aspectos do Mostrador

Após executar o script acima e criar um gráfico do tipo Mostrador, utilize as seguintes configurações para alcançar o aspecto melhorado exibido acima. Lembre-se de que a criação do speedometro ocorre por meio da execução dos seguintes passos:

Speedometro 1.PNG

1. Criação de um gráfico novo do tipo mostrador por meio do atalho Novo Objeto de PastaGráfico.

2. Seleção do tipo de gráfico na guia Geral. Note que ao avançar nenhuma dimensão é usada.

3. Inclusão de uma expressão tal como =Avg(Acidentes).

Por padrão o mostrador não é exatamente muito atraente, mas pode ser reconfigurado para uma visão mais limpa e profissional. Utilizando as propriedades do gráfico recém criado, ajuste as seguintes características:

  • De volta a guia Geral desmarque a opção Mostrar Título no Gráfico. Qualquer título poderá ser adicionado via Caixa de Texto.
  • Na guia Expressões inclua um Rótulo que será exibido posteriormente como tooltip, por exemplo % de acidentes.
  • Altere a aparência geral do mostrador selecionando o primeiro tipo na guia Estilo. Trata-se de uma visão mais simplificada.
  • Na guia Apresentação desmarque a caixa de seleção Mostrar Escala.
  • Na mesma guia, reduza a largura da faixa de cors para cerca de 25% na opção Espessura do Cilindro.
  • Logo abaixo, altere o ponto de início e término as extremidades do gráfico alterando a Extensão do Ângulo para 180 graus.


Speedometro 2.PNG

Com os ajustes acima configurados a visão do speedometro será semelhante a apresenta ao lado. Note que o gráfico começa a ter uma visão mais próxima dos primeiros exemplos mostrados neste artigo. Porém, alguns ajustes são ainda necessários para remover as bordas do gráfico, alterar o tipo de ponteiro e ajustar os valores limites de cada segmento (cores). Por isso, retornando as propriedades gráficas, configure os parâmetros abaixo:

  • Na guia Apresentação marque as opções Ocultar Limites do Segmento e Ocultar Contorno do Mostrador.
  • Ainda na guia Apresentação, desmarque o check-box do item Largura Automático dos Segmentos.
  • Com um clique no item Segment 2 (ou Segmento 2), ajuste o Limite Inferior para 0.85.
  • Na opção Estilo altere o tipo de ponteiro para Clássico.


Speedometro 3.PNG

Diferente dos demais gráficos, as cores do mostrador são configuradas diretamente na guia Apresentação e não na guia Cores. Cada segmento pode ter uma cor diferente e múltiplos segmentos podem ser criados. Ainda nas propriedades do gráfico, ajuste as cores para os segmentos conforme parâmetros a seguir.

  • Na guia Apresentação, com um clique no Segment 1, clique na cor apresentada (geralmente verde).
  • Na paleta de cores, configure a cor desejada para a situação normal do indicador RGB (0, 185, 092).
  • Retornando as propriedades da guia Apresentação, com um clique no Segment 2, ajuste a cor para RGB (255, 0, 0).
  • Na guia Número, formate o valor a ser apresentado como Fixo com 1 Decimal. Este valor será apresentado na tooltip.
  Nota: No exemplo da introdução, a cor utilizada resulta da combinação de RGB (255, 0, 0).


Para concluir o gráfico, basta remover as bordas na guia Layout configurando a largura para zero. Adicionalmente, é recomendável remover a barra da janela do gráfico desmarcando a opção Mostrar Título na respectiva guia Título. Estas configurações finais resultam no mesmo elemento exibido na introdução deste artigo. Os demais itens laterais são objetos do tipo Texto adicionados para dar sentido ao gráfico, o que pode ser realizado conforme passos seguintes.

  • Com um clique com o botão da direita na área vazia da pasta, acione o atalho Novo Objeto de PastaObjeto Texto.
  • Na guia Geral, entre com o texto desejado, tal como Taxa Média de Acidentes no período.
  • Usando a opção Transparência configure o valor para 100%.
Speedometro 4.PNG
  • Configure o Alinhamento Horizontal para Esquerdo.
  • Na guia Fonte ajuste o tamanho desejado do texto. No exemplo final, foi utilizado a fonte 11.

Para incluir o valor em percentual correspondente a posição do ponteiro, utilize a mesma técnica acima criando uma nova caixa de texto. Nesta caixa, inclua a fórmula correspondente a mesma expressão utilizada no gráfico com a respectiva formatação através da função Num como no exemplo abaixo.

=Num(Avg(Acidentes), '#.##0,0%')

O resultado final é o obtido ao lado.

Teste do Speedometro

Para testar o funcionamento do speedometro personalizado criado na seção anterior, basta incluir uma lista contendo o nome das cidades carregadas no fragmento do script sugerido. Ao clicar em cada cidade é possível verificar a resposta imediata do ponteiro bem como da caixa de texto que apresenta o valor em percentual.

Speedometro 5.PNG


Funções Utilizadas

  • Num
  • Avg


Envelope01.jpg
Procurando Algo? Fale Conosco!

Voltar | Índice de Artigos | Página Principal