Mapas

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa Qlik.png Mapas no Qlikview e QlikSense

Mapas no QlikView não são recursos nativos mas podem ser adicionados através de inúmeras extensões disponíveis comercialmente e por iniciativa de desenvolvedores autônomos. Já no QlikSense mapas são um tipo de gráfico (óbvio que nativo) que pode ser alimentado facilmente por um arquivo de vértices de polígonos. No QlikView as extensões são adicionadas por meio de arquivos com a extensão .QAR. Estes arquivos são, na realidade, versões compactadas que pode ser abertas com um utilitário de descompactação como o WinZip, WinRA ou similares. Boa parte das implementações de mapas são integrações realizadas com o Google Maps API, de maneira transparente para os usuários QlikView.


Mapas no QlikView 11

QARAddProcedure1.PNG

Antes que qualquer extensão (mapa ou qualquer outra extensão para outros fins) possa ser utilizada no Qlikview Desktop, é preciso adicioná-la ao sistema operacional abrindo o arquivo .QAR com um duplo clique ou no menu de atalho escolhendo a opção Abrir. Quando esta ação é realizada com sucesso, o arquivo .QAR é automaticamente descompactado no caminho dos dados privados do usuário que executou a ação. No Windows 7 este caminho é definido como algo semelhante a:

C:\Users\Franco.Galati\AppData\Local\QlikTech\QlikView\Extensions\Objects

Os arquivos descompactados são gravados na pasta equivalente ao nome da extensão. Na figura a seguir é possível notar a presença de diversas extensões, cada qual em uma pasta específica descompactada pelo .QAR.

QARAddProcedure2.PNG







É importante notar que as pastas acima estão sob uma estrutura de pastas ocultas. Portanto, ao acessar o caminho do nome do usuário autenticado no sistema operacional não mostrar de imediato a pasta AppData. É preciso alterar as configurações do sistema operacional para exibir pastas ocultas ou de sistema. Alternativamente, o caminho pode ser digitado na barra de comando do Windows Explorer, tal como C:\Users\Franco.Galati\AppData\.


Confira a seguir os artigos referentes a mapas no QlikView 11:

  • Mapa de Calor: Criação de mapa de calor, edição de script de carga e montagem.
  • Mapa de Polígonos: Como criar mapas com áreas fechadas (polígonos) incluindo recursos de drill down e texto interativo.


Mapas no QlikSense 2.1

  • Em breve!



Página Principal