Idioma da Barra de Navegação

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Por padrão, quando um painel é acessado por um navegador de Internet a barra de navegação do QlikView é apresentada com os elementos em inglês, como na figura abaixo. Adicionalmente, todos os atalhos acionados pelo botão da direita do mouse sobre os elementos gráficos também são exibidos em inglês.

AjaxToolBar1.png
AjaxBookmark01.png

Elementos adicionais como acrescentar bookmarks ou acionar atalhos são igualmente exibidos em inglês como padrão da instalação do QlikView, independente das configurações regionais do sistema operacional. No QlikView Desktop a alteração do idioma não interfere no acesso realizado via navegador (AJAX). Ou seja, mesmo que o QlikView Desktop esteja configurado para português o idioma padrão será aquele configurado pelo servidor quando acessado via HTTP.

Para alterar o idioma da barra de navegação é preciso ter privilégios no ambiente Windows Server de maneira a abrir o arquivo Settings.ini. A localização do arquivo depende da versão do sistema operacional em uso.

  • No Windows 2008R2 C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer\.
  • No Windows 2012R2 C:\Documents and Settings\All Users\Application.


Alterando o Idioma da Navegação Ajax

Para alterar o idioma pela navegação via navegador de Internet os seguintes passos devem ser realizados:

1. No sistema operacional em que estiver operando abra a lista de serviços do Windows Server e interrompa o serviço QlikView Server.

2. Verifique a versão do sistema operacional Windows Server em uso e acesse a pasta indicada conforme seção anterior.

3. Edite o arquivo Settings.ini com o bloco de notas do Windows e adicione uma linha logo abaixo da seção Settings 7 conforme abaixo.

[Settings 7]
InterfaceLanguage=Portuguese

4. Salve o arquivo Settings.ini. Caso o sistema operacional impeça a gravação, certifique-se de ter parado o serviço do QlikView Server.

5. Reinicie o serviço do QlikView Server.

  Nota: Lembre-se que os clientes que estão acessando pelo navegador serão desconectados quando o QlikView Server for interrompido. Por isso,
        recomenda-se realizar a operação fora do horário de operação dos tomadores de decisão. 

Para testar as novas configurações basta acessar o Access Point, abrir um painel e verificar a barra de navegação e os atalhos disponíveis.

AjaxToolBar3.png



Idea 1.jpg

Dicas Rápidas

Veja como ocultar a barra de navegação padrão em painéis específicos.


Envelope01.jpg
Procurando Algo? Fale Conosco!

Voltar | Página Principal