Dicas e Truques Visuais

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa


Building Dashboard 1.jpg
QlikCiclesPicture.PNG

Recursos Visuais na Concepção de Painéis
Visual Resources
Nesta seção você encontra truques e dicas para personalizar a visualização dos gráficos do QlikView
de maneira a apresentar informações com maior facilidade de compreensão por parte dos tomadores de decisão
com fácil navegação e usabilidade.



Dicas Visuais


PiramideEtaria2.PNG
EnglishFlag.jpg

A pirâmide etária resulta da combinação de duas expressões e uma dimensão em um gráfico de barras com estilo empilhado na horizontal. Uma das expressões é calculada para ter o resultado negativo e com isso o empilhamento move os valores para a esquerda do ponto zero.

Com outras dicas visuais é possível transformar o gráfico de barras na pirâmide exibindo a distribuição de pessoas pela faixa etária. Claro que o gráfico pode ser utilizado para dezenas de outras informações, como vendas de um produto por sexo e região. Ou mesmo mortalidade infantil.

Enfim, basta dispor de dois conjuntos de dados e uma dimensão para que o gráfico possa ser montado. Interessado? Siga os passos para construir a pirâmide no QlikView 11 ou baixe o arquivo pronto neste artigo.

BarChartArrows2.PNG
EnglishFlag.jpg

Este artigo apresenta as técnicas para incluir setas de comparação com o período anterior. Utilizando funções como ABOVE é possível instruir o QlikView a comparar períodos sem a necessidade de uso de SETANALYSIS. O resultado, como exibido no gráfico ao lado, é a variação percentual entre os períodos. Claro que a primeira data não terá variação por não possuir valores anteriores, de forma que as setas são exibidas a partir da segunda coluna. Embora possa parecer com a técnica utilizada no artigo sobre setas comparativas com ano anterior, a abordagem aqui não exige variáveis ou uso de técnicas de conjunto. Para reproduzir o gráfico apresentado é possível utilizar a massa de dados presente no artigo como exemplo. O objetivo é permitir ao usuário observar rapidamente qual foi a variação de vendas ao longo do tempo. Quer aprender como incluir setas no eixo nos seus gráficos? Clique aqui e veja como.

Highlights Bar Charts 1.PNG
EnglishFlag.jpg

Destaque dados mais importantes sinalizando as barras mais relevantes de acordo com um critério. No artigo Destacando Barras do Gráfico é possível visualizar as configurações e funções necessárias para criação deste efeito. O ajuste de cores de gráficos de barra pode ser realizado através da guia Cores como ocorre em outros tipos de gráficos. É possível que apenas uma dimensão exista em um gráfico de barras e ainda assim haja o desejo de destacar barras por um motivo de negócio qualquer. Este exemplo é útil para destacar melhores e piores resultados a partir de uma perspectiva. Entenda como aqui!

BarChartArrows1.PNG
EnglishFlag.jpg

Veja como criar um gráfico de barras contendo uma série de indicadores úteis em uma visualização compacta. NO exemplo em questão é possível visualizar o valor absoluto da expressão, o percentual de participação sobre todos os dados no rótulo da base de cada barra, setas indicando se houve crescimento ou redução percentual em relação ao período anterior. Adicionalmente, as cores das barras indicam se o valor apresentado (azul mais escuro e mais claro) está em um de dois conjuntos de dados. Edite as propriedades do gráfico para alterar aspectos visuais e inclua expressões para configurar as setas com cores diferentes que comparam períodos anteriores. Aprenda a criar este efeito no link Setas de Comparação com Período Anterior.

Speedometro 3.PNG

Veja como é possível alterar as propriedades do gráfico de speedometro para torná-lo mais visual e elegante em combinação com caixas de texto contendo valores calculados. Mostradores são recursos visuais atraentes utilizados em geral para acompanhamento de metas ou limites. São criados como qualquer outro gráfico, mas possuem uma característica singular de não incluir dimensões.

Existem 7 diferentes estilos para mostradores no QlikView, alterados a partir da guia Estilo do respectivo gráfico. Este artigo apresenta algumas melhorias visuais para alcançar os aspectos dos exemplos ao lado que, por padrão, não são assim exibidos.

Sales Waterfall Chart.png


O gráfico do tipo Waterfall apresenta o detalhamento da parte de uma barra em barras deslocadas com valores menores. Isso é possível utilizando a propriedade da expressão onde cada barra pode ter sua base deslocada. A visão deste detalhamento é apresentada na figura ao lado. Se você precisa detalhar partes de um valor geral o Waterfall é uma ótima opção. Veja como configurá-lo no artigo Criando Gráficos do Tipo Waterfall .

PizzaChartLabels1.PNG


EnglishFlag.jpg

Nesta seção você encontra como regular os rótulos de um gráfico de Pizza para que não sobreponham uns aos outros. Adicionalmente, é possível alterar os rótulos para apresentação de informações complementares, até mesmo removendo as legendas. Aliás, legendas e rótulos podem exibir dados diferentes e complementares em um mesmo gráfico de Pizza.

Estes e outros recursos são apresentados no artigo Regulando Rótulos em Gráficos de Pizza. Veja como utilizar uma combinação de funções para agregar mais informações ao seu gráfico sem ocupar mais espaço na interface.


CustomLabels1.PNG

As mensagens de tooltip são exibidas quando o usuário posiciona o ponteiro do mouse sobre diversos elementos do QlikView, incluindo barras, fatias, linhas e pontos dos gráficos criados. Por padrão, as mensagens refletem o nome da dimensão e definição das expressões utilizadas. Uma das maneiras mais fáceis de regular a mensagem exibida na tooltip é definir um rótulo para os itens que compõe o gráfico. Quando um rótulo é definido o texto da dimensão ou expressão é exibido quando o ponteiro do mouse é posicionado sobre qualquer ponto do gráfico.

Porém, é possível adicionar informações complementares que eventualmente nem estejam no gráfico. No exemplo ao lado é possível notar que inúmeras informações textuais são adicionadas sem que façam parte dos elementos gráficos (barras) originais, permitindo apresentar ao tomador de decisão uma maior variedade de informações. No artigo sobre mensagens de tooltip personalizadas você aprende a utilizar expressões adicionais que incluem informações apenas nos rótulos exibidos como dicas. Veja como!


LineCharts2.PNG

Inclua em seus recursos a possibilidade de remover as legendas e incluí-las diretamente sobre os pontos do gráfico. Neste caso, o artigo Substituindo Legendas por Rótulos mostrará as configurações necessárias e o uso de funções não muito corriqueiras como DUAL, NUM, CHR, REPEAT, entre outras. No gráfico de linhas ao lado é possível observar que as cores representam as informações de uma determinada expressão (seja ela qual for) para cada país.

No entanto, não há uma legenda incluída no gráfico. Ao invés disso, um texto contendo o nome do país para cada linha representada foi incluso no último ponto. Para não perder a referência do valor apresentado, o número que corresponde ao ponto é igualmente exibido, permitindo que o usuário acompanhe a linha e determine de que país faz parte a cor representada. Como resultado, o espaço da legenda é substituído pelo conteúdo do gráfico.


Lista Completa de Artigos Sobre Dicas Visuais


  • Pirâmide Etária: Aprenda a construir um gráfico de pirâmide etária para indicar visualmente distribuição pessoas por sexo e faixa de idade.


Mais Recursos?


Bullet Chart 1.PNG

O QlikView possui 3 tipos de elementos do tipo Tabela. A primeira delas é o objeto Tabela inserido pelo comando Novo Objeto de PastaTabela. Este elemento é simples e retrata basicamente linhas e colunas. Contudo, outros dois elementos são gráficos no mesmo formato com capacidades adicionais, inseridos pelo comando Novo Objeto de PastaGráficos. Neste artigo, o objeto do tipo Tabela Simples será utilizado para simular um gráfico do tipo barras nos moldes de um Bullet Chart. O exemplo ao lado demonstra o objeto a ser construído no artigo Utilizando Tabelas como Gráficos. Confira! O bullet chart é destinado a apresentar o alcance de uma meta em percentual ou valores em escalas iguais. No exemplo, é possível inferir que existe uma meta a ser alcançada para cada país em determinado negócio, apresentando qual deles foi alcançado de acordo com a seta indicativa sobre cada barra.



Outros Assuntos





Envelope01.jpg
Procurando Algo? Fale Conosco!



Página Principal